terça-feira, 27 de abril de 2010

Videoconferência Maria João Univ. Minho


A profa. Maria João Gomes, da Universidade do Minho, fará uma videoconferência como parte da programação do pré-evento do II Web Currículo da PUC-SP.
A professora do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa falará sobre Plano Tecnológico da Educação de Portugal e as competências TIC dos professores.


Data: 29/4

Horário 9h

Inscrição gratuita: http://doiop.com/mjoao

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Você sabe o que eles sabem?

O ano começou e muitas vezes ainda não conseguimos fazer uma diagnóstico preciso do que os alunos sabem. Se você ainda não tem esses dados ou quer saber o quanto os alunos já avançaram ao término do 1º bimestre, leia a reportagem: Você sabe o que eles sabem, publica na revista Nova Escola de fevereiro com várias dicas de como fazer esse diagnóstico e poder utilizá-lo no (re) planejamento do seu trabalho.
Para ler a matéria na íntegra clique aqui.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

fique por dentro do que está acontecendo no CONAE

SUBSÍDIOS PARA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA clique aqui

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Inscrições para Mestrado e Doutorado na PUC-SP

Estão abertas, no período de 12/04/2010 a 17/05/2010, as inscrições para o
processo seletivo destinado ao Mestrado e Doutorado na PUC-SP.
A inscrição de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado será aberta aos
portadores de diplomas de cursos de Graduação ou títulos de Mestre, ambos
reconhecidos pelo MEC, observadas as normas e exigências da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LDB) e as exigências prescritas no Regimento do Setor de Pós-
Graduação.
No programa de Educação: Currículo são 25 vagas para mestrado e 27 para doutorado. Para ver o edital completo, acesse o link abaixo.
http://www.pucsp.br/pos/downloads/editais_2_2010/ced_edital_2_2010.pdf
Para saber sobre os demais programas, acesse http://www.pucsp.br/pos/editais.htm

domingo, 11 de abril de 2010

Educação Integral

Mais tempo para quê?
Este é o tema da reportagem da revista Educação deste mês que trata da questão da educação integral e faz um contraponto com a educação em tempo integral; Maria do Carmo de Carvalho (CENPEC) alerta para o fato de que a educação integral não é simplesmente estender o horário, mas garantir ao aluno as educações afetiva, moral, esportiva, além da cognitiva.
Vitor Paro (USP) reforça essa diferenciação dizendo que não é puramente uma ampliação de horário, pois dessa forma o que já é ruim seria apenas ruim por mais tempo, sacrificando duplamente a criança.
Segundo eles, é necessário sim que o tempo seja ampliado, mas isto não é suficiente. É preciso um currículo que envolva estas outras áreas da educação e também que os professores possam estar mais integrados para fazer um trabalho de qualidade. Outro ponto é que é possível que essas outras ações aconteçam em parceria com outros espaços da comunidade, saindo exclusivamente dos muros da escola.
Estamos a alguns meses das eleições e, em breve, todos estarão defendendo em seu plano de governo que o aluno permaneça mais tempo na escola. Mas será preciso perguntarmos então, Mais tempo para quê? É preciso que haja uma política pública que garanta as condições necessárias para que esta ampliação de horário valha a pena e que contribua de fato para o desenvolvimento pleno dos educandos.
Vamos ficar atentos e exercer o nosso papel questionando e fazendo com que as propostas de educação em tempo integral, possam ser mais do que isso, favorecendo o desenvolvimento de uma educação/formação integral do aluno.

sábado, 10 de abril de 2010

Concurso Público em Santo André

Estão abertas as inscrições para concurso em Santo André para o cargo de Agente de Desenvolvimento Infantil. A formação necessária como pré-requisito é Ensino Médio completo.
A inscrição deverá ser efetuada de 12 a 29 de abril de 2010, exclusivamente pela internet no site http://www.ibamsp-concursos.org.br/.
O valor da inscrição é de 40,00 e o salário é R$ 977,43 para 40 horas semanais.
O número de vagas disponível é de 427, além das reservadas para deficientes.
Clique aqui para ver o edital completo.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Professora sim, tia não

Com este livro, Paulo Freire faz uma crítica a visão do professor da Educação Infantil e discute o que o termo "tia" implica neste processo.
Clique aqui para fazer o download e boa leitura!