quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
100 personalidades do ano - 2010
As mulheres estão em alta!
Acesse:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI194875-17445,00-OS+BRASILEIROS+MAIS+INFLUENTES+DE.html
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
CNBB reconhece erro ao posicionar-se contra Dilma
O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), grupo representante das dioceses do Estado de São Paulo, reconheceu hoje ter errado em posicionar-se politicamente contra o PT e a candidata Dilma Rousseff em nota intitulada "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", feita pela Comissão em Defesa da Vida e endossada pela direção da seção paulista da CNBB.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Educação brasileira em debate
O segundo debate da série “O Futuro do Brasil”, organizado pela BBC Brasil e pela rádio CBN, aconteceu em São Paulo, nesta 2ª feira. Durante pouco mais de uma hora, os três participantes discorreram sobre alguns dos principais desafios da educação no Brasil: gestão da sala de aula, financiamento, uso das avaliações, implementação de políticas públicas, entre outros temas.
O debate também está disponível na íntegra, na internet, no site da CBN.
No site da BBC Brasil há ainda um vídeo com entrevistas com os participantes.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/09/100922_debate_rc.shtml
Após conferir o debate, registre seu comentário, respondendo a primeira pergunta feita pelo mediador aos participantes: na sua opinião, a educação no Brasil tem jeito?
(Clique no link abaixo para ler o post)
http://www.lideresemgestaoescolar.org.br/ideiasemeducacao/index.php/blog/educacao-brasileira-em-debate/
Fonte: Blog Ideias em Educação
sábado, 11 de setembro de 2010
Fernando Pessoa, plural como o universo
Praça da Luz, s/nº, Centro – São Paulo
http://www.visitefernandopessoa.org.br/
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
(11) 3326-0775
museu@museudalinguaportuguesa.org.br
domingo, 20 de junho de 2010
Morre José Saramago (1922 - 2010)
Aos 87 anos, falece o único escritor português a ganhar o prêmio Nobel de LiteraturaRomancista, jornalista, dramaturgo e poeta, José Saramago morreu às 12h30 desta sexta-feira, em consequência de falência múltipla dos órgãos. O escritor estava em sua casa, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
SISU
Mais de 231 mil se inscreveram na segunda edição do Sisu
DA AGÊNCIA BRASIL
A segunda edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) recebeu 231 mil inscrições. A lista dos 16, 5 mil aprovados foi divulgada nesta quinta-feira pelo MEC (Ministério da Educação).
Os aprovados devem fazer a matrículas nas instituições de ensino para as quais foram aprovados nos próximos dias 23 e 24 de junho. Os estudantes devem consultar as universidades sobre a lista de documentos que deverão ser apresentados.
Quem não foi aprovado agora deve aguardar as próximas duas chamadas que estão previstas para os dias 28 de junho e 8 de julho. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.
O Sisu foi criado no ano passado pelo MEC para selecionar alunos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 para instituições públicas de ensino superior, em substituição ao vestibular. Nesta edição foram disponibilizadas 16,5 mil vagas em 35 universidades e institutos de educação tecnológica.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
SARESP
http://saresp.fde.sp.gov.br/2009/#
Infelizmente os resultados indicam ainda um número grande de alunos abaixo do básico, principalmente com relação a Matemática no Ensino Médio, o que é bastante preocupante e requer dos governos uma atenção especial a esta área, a fim de reverter este quadro.
domingo, 2 de maio de 2010
Bom professor
Dois dos livros recém-lançados nos Estados Unidos que abordam a questão são Teaching as leadership, de Steven Farr Teach like a champion, de Doug Lemov trazem pesquisas que apontam como estes professores que se saem melhor em sala de aula fazem para que seus alunos aprendam.
Esta é uma discussão que tem ganhado força atualmente pois os índices da educação tem apontado uma dificuldade na melhora daqualidade e, muitos governos e prefeituras, estão iniciando uma remuneração por mérito, buscando valorizar os que vão melhor.
Este porém, é um assunto polêmico. Alguns acham isso injusto, outros acham injusto ganhar a mesma coisa e se dedicar muito mais.
Enfim, vamos ver como as coisas se encaminham e como poderemos avnçar em busca de uma esola de qualidade.
Para ler a reportagem, clique aqui.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Resultados SARESP/IDESP
Em geral, houve um aumento nos índices no estado, superando a meta do IDESP para o ano.
Para saber mais, acesse o link abaixo e veja os gráficos com os resultados por modalidade e disciplina.
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias_2010/2010_26_02_idesp_saresp.pdf
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abre inscrição para PEB II
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, das 10 horas do dia 27/01 às 14 horas do dia 11/02/2010.
Para inscrever-se, o candidato deverá, no período das inscrições, acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br e, por meio do link correspondente ao Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação, efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:
3.1 Ler e aceitar o requerimento de inscrição, preencher o Formulário respectivo e transmitir os dados pela Internet, imprimindo o comprovante de inscrição finalizada.
3.2 O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição, por meio de boleto bancário ou débito em conta corrente de banco(s) conveniado(s), no valor de R$ 27,25 (vinte e sete reais e vinte e cinco centavos), a título de ressarcimento de despesas com material e serviços, de acordo com as instruções constantes no endereço eletrônico da página de inscrições, até a data de encerramento das inscrições 11/02/2010.
Para saber mais clique aqui para baixar o edital completo ou aqui para ver o perfil e a bibliografia para o concurso.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
OBMEP
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Ela está voltada para alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Primeira Fase: consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas.
Segunda Fase: consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na 1ª Fase.
Os números em 2009 mostraram o crescimento na participação dos alunos:
Escolas inscritas: 43.854
Alunos: 19.198.710
Municípios participantes: 99,1%
Acesse www.obmep.org.br e saiba como inscrever sua escola para 2010.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Santo André deixa 187 professores dos ensinos Infantil e Fundamental sem aulas
Segundo dados da Fundação Seade e do Ministério da Educação, a população de Santo André com 4 e 5 anos no ano passado era de 18.800 crianças, porém, atualmente, 14.700 estão matriculadas na rede de ensino.
Na prática, os professores não titulares das salas - chamados de adidos - atuam como adjuntos na execução de projetos pedagógicos paralelos, substituição ou aulas de reforço.
Alguns deles até conseguiram colocações nos últimos anos, em virtude de aposentadorias e exonerações de colegas ou de promoções de professores a cargos de direção, o que permitiu a sobra de algumas salas.
A gerente de administração da secretaria de Educação de Santo André, Cristina Guilen, explicou que o problema teve origem em 2007, quando professores foram contratados via concurso público, sem ampliação da jornada escolar nem da demanda. "Não queremos criticar o trabalho dos professores de apoio. Conhecemos exemplos excelentes. Mas houve falha na forma como o sistema foi configurado", explicou Cristina durante a reunião realizada ontem com os 187 profissionais afetados, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.NOVAS VAGAS - Para 2010, a Prefeitura de Santo André pretende abrir 118 novas classes para atender a pelo menos 1.000 crianças. Elas são fruto da construção de duas creches e uma escola municipal que estão prometidas a ser entregues antes do início do ano letivo, segundo a secretária de Educação Cleide Bochixio.
Os adidos terão a oportunidade de disputar as salas por meio do processo de remoção que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 dezembro. Participam dessa atribuição todos os docentes que querem mudar de escola. Cerca de 1.700 profissionais dão aulas nos ensinos Infantil e Fundamental da rede de Santo André.
Outra opção oferecida pela secretária é de que os docentes se mantenham como substitutos nas escolas a que estão vinculados.
‘É péssimo ser substituto, ninguém quer''
Docentes que participaram do encontro de ontem ainda têm dúvidas sobre quais serão os próximos passos em suas carreiras profissionais.
Se optarem por disputar uma das 118 novas salas, correm o risco de mudar a rotina e trabalhar longe de casa, porém, ao mesmo tempo, atuar como professor substituto não lhes agrada. "Todo professor quer sala, não tem jeito. É péssimo ser substituto, ninguém quer", reclama Denise Maciel da Silva, 44 anos, professora do 1º ano do Ensino Fundamental na escola Ayrton Senna.
Sua colega Camila Buscarioli, 28, também não optou ainda. "Estou grávida e, de qualquer forma, terei de me afastar. Estou avaliando se vale a pena ficar como substituta."
Rosana Valadares, 30, professora do 4º ano da escola Piero Pollone, lamenta a possibilidade de ter que deixar a unidade. "Queria muito ficar, pois foi a (escola) que escolhi. Agora não sei para qual sala vou lecionar, muito menos em qual escola."
"Estamos nos sentindo injustiçadas. É uma sensação de traição", reclama Regiane Angélica Mendes, 30, professora da Carlos Drummond de Andrade.
Até junho, Pasta quer educadores atuando como titulares
A secretária da Educação, Cleide Bochixio, descartou ontem a possibilidade de exonerar qualquer professor. "Está fora de cogitação, mesmo porque eles têm o direito do emprego adquirido (por meio do concurso) e também quero aproveitá-los na rede."
Cleide prevê que até junho de 2010 as salas estejam redistribuídas aos docentes e não haja mais nenhum adido que não seja titular de alguma delas.
Para tanto, a secretária adiantou que está prevista a entrega de mais duas creches. Além disso, Prefeitura e Estado iniciaram as reuniões para municipalizar cinco escolas da rede estadual onde há espaço ocioso.
As unidades estão nos bairros Utinga, Jardim Cristiane, Parque das Américas e Marajoara - onde há demanda de atendimento a crianças de 4 e 5 anos.
O antigo prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), foi procurado pela reportagem para comentar a contratação de docentes feita em 2007, mas não foi encontrado.
Fonte: Diário do Grande ABC
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Adiamento do SARESP
As provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que começariam a ser aplicadas nesta semana, foram adiadas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a empresa responsável pela aplicação da avaliação não conseguiu cumprir os prazos definidos em contrato. O exame, que ocorreria nos dias 10, 11 e 12 de novembro deverá ser aplicado na próxima semana, nos dias 17, 18 e 19 de novembro.
O Saresp avalia o desempenho nas disciplinas de português, matemática, história e geografia dos alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio das escolas que aderiram à prova. Devem fazer a avaliação 2.474.817 estudantes do Estado, sendo 1.780.122 de escolas estaduais, 625.950 de escolas municipais e 68.745 de escolas particulares.
A medida foi tomada depois que o Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), empresa que venceu a licitação para realização do Saresp, avisou à secretaria que não conseguiria cumprir os prazos definidos inicialmente. De acordo com a assessoria de imprensa da Educação, a instituição irá aplicar a avaliação, mas deverá sofrer sanções previstas em contrato.O Caed é um órgão integrante da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
AdiamentoEm nota, a secretaria diz ter sido "pega de surpresa" com o comunicado feito pelo Caed no sábado (7), dizendo que não seria possível cumprir os prazos do exame. Segundo a pasta, o secretário Paulo Renato Souza e coordenadores envolvidos no processo se reuniram no final de semana para decidir sobre o adiamento e no domingo (8), foram destacadas mais de 300 pessoas para tentar resolver o atraso na entrega do material.A secretaria afirma que, neste ano, o Saresp exigiu uma logística maior em virtude da inclusão de novas disciplinas (história e geografia) e da adesão de alunos de escolas municipais e particulares. Mais de 20 tipos de provas por série e disciplina foram preparadas como medida de segurança contra vazamento. A pasta prevê a impressão de cerca de 7 milhões de provas.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/11/09/ult105u8865.jhtm
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Oportunidade
A Prefeitura de São Bernardo do Campo realizará concurso público para preencher 160 vagas de coordenador pedagógico. As inscrições estarão abertas no período de 13 a 27 de outubro e o salário é de cerca de R$ 2,5 mil. Do total de vagas, oito são reservadas para pessoas com deficiência.
Para participar, os interessados devem possuir, no mínimo, três anos de docência e diploma registrado de licenciatura plena em Pedagogia. A inscrição poderá ser feita via internet, pelo site www.mouramelo.com.br, ou pessoalmente no Poupatempo São Bernardo do Campo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro), nos dias e horários listados abaixo. A taxa de inscrição é de R$ 48,50. No site também será possível baixar o programa do concurso.
A data inicialmente prevista para a realização da prova é 15/11. O exame terá 50 questões de conhecimentos específicos e dez de conhecimentos básicos. A confirmação oficial da data e as informações sobre horários e locais para a realização da prova serão divulgados no jornal Notícias do Município, órgão oficial de comunicação da Prefeitura.
As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h, até 27 de outubro.
Oportunidade
Qualquer pessoa do Estado de São Paulo interessada em trabalhar poderá se inscrever para trabalhar na região em que reside, seja capital, litoral ou interior. Peço que nos ajudem na divulgação.
Estaremos selecionando pessoas interessadas em trabalhar nos dias de prova (10, 11 e 12 de novembro), que serão uma terça, quarta e quinta-feira. É necessária disponiblidade total dos interessados.
Serão duas funções diferentes, de aplicador e fiscal de prova. Abaixo explicarei quais as exigências de cada função:
Aplicador: Será quem irá aplicar as provas para os alunos em sala de aula, nas escolas indicadas. Este deverá ser professor, desque não esteja em seu horário de trabalho. Por exemplo, se ele tem aulas apenas pela manhã, poderá ser aplicador no período da tarde ou da noite. Os professores não poderão ser aplicadores na própria escola que lecionam. Também poderão ser aplicadores os professores aposentados, professores eventuais ou professores de escolas particulares. Os candidatos deverão obrigatoriamente serem licenciados, e o compravante do diploma de graduação terá de ser apresentado na segunda etapa do processo. Alunos de graduação de ultimo ano também poderão participar, desde que já estejam vinculados ao estado.
No cadastro, o candidato poderá escolher a escola de aplicação de sua preferência, e tentaremos alocar os aplicadores de acordo com sua preferência, porém na medida do possível. Caso isto não seja possível, o candidato terá de atuar em outra escola. A remuneração do aplicador será aproximadamente de $40,00 bruto por período (manhã, tarde e noite).
Fiscal: Teremos um fiscal por escola. O trabalho do fiscal será permanecer na escola e verificar se a prova iniciou no momento correto, se os aplicadores não são os mesmo que dão aula para aqueles alunos naquela escola, etc. É um trabalho que visa eliminar fraudes no concurso. O fiscal não deverá ter nenhuma atitude, que não seja observar e apenas comunicar se ver alguma irregularidade. Para se candidatar à fiscal, o candidato deverá ser graduado ou estar no ultimo ano da graduação (isto também deverá ser comprovado com documentos na segunda etapa), e não ter vínculos com a redes participantes do processo (estadual, municipal e particular) de educação. A remuneração será bruta de $100 por dia (manhã, tarde e noite). No cadastro, o candidato poderá escolher a escola de aplicação de sua preferência, e tentaremos alocar os aplicadores de acordo com sua preferência, porém na medida do possível. Caso isto não seja possível, o candidato terá de atuar em outra escola.
Observações Importantes: os candidatos deverão ter em mãos no momento de inscrição no site RG, CPF, e-mail pessoal e PIS/PASEP/NIT, além dos dados de conta bancária. A conta bancária cadastrada deverá obrigatoriamente ser a do candidato, pois o CPF da conta deverá ser o mesmo da inscrição para efetivação do pagamento. Quem não tiver conta bancária própria, poderá receber por ordem de pagamento.
Site para inscrição: http://www.sia.caedufjf.net/saresp/cadastro/
Dúvidas na inscrição em SANTO ANDRÉ , favor entrar em contato diretamente pelo e-mail: apoioregionalsa@gmail.com
Para outras regiões, as dúvidas deverão ser sanadas com a Delegacia de Ensino da sua região.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Semana da Educação 2009
Pela manhã tivemos:
APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS: “PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR” E “PRÁTICAS COMUNS À GESTÃO ESCOLAR EFICAZ”.
José Francisco SoaresPh.D em Estatística. Professortitular do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game), da UFMG.
Fernando Abrúcio

Doutor em Ciência Política pela USP. Professor e Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV-SP.
Pela tarde foi apresentada outra pesquisa por um representante do BID:
"MELHORES PRÁTICAS EM ESCOLAS EDICAZES DE ENSINO MÉDIO EM 4 ESTADOS BRASILEIROS" realizada pelo Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) em parceria com o MEC.
Carlos Alberto Herrán

Economista Sênior da Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Especialista em temas de capital humano, educação, pobreza e desigualdade. Trabalhou no Banco Mundial e no Ministério da Educação na Colômbia. Economista da Universidade de Los Andes, na Colômbia, e Mestre em Economia pela Universidade de Yale. Autor de varias publicações sobre educação, pobreza e desigualdade na América Latina, entre as quais destacam-se: “Educação Secundária no Brasil: Chegou a Hora” (BID - Banco Mundial, 2000) e “Reduzindo a Pobreza e Desigualdade no Brasil” (BID-IPEA, 2005).
Houve diversos debates sobre o tema e, na edição de outubro da revista de Gestão Escolar poderemos encontrar a pesquisa apresentada pela manhã, solicitada ao IBOPE pela Fundação Victor Civita. A outra, ainda está sendo concluída.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Corrupção na educação reduz nota de alunos, diz estudo
Cláudio Ferraz, Frederico Finan e Diana Moreira analisaram o resultado da auditoria dos gastos de 365 municípios feita pela Controladoria Geral da União (CGU), entre 2001 e 2004. Depois, cruzaram esses dados com o resultado obtido na Prova Brasil pelos alunos da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental das 1.488 escolas públicas existentes nos municípios analisados. A Prova Brasil é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) que mede o desempenho em língua portuguesa e matemática de alunos da 4ª e da 8ª séries (5º e 9º anos) de escolas públicas.
Os pesquisadores perceberam que a nota dos alunos que estudavam nos municípios onde houve mau uso ou desvio de recursos foi menor do que a dos estudantes das outras localidades. A diferença foi, em média, de 15 pontos - a nota vai de 0 a 500. O estudo também mostrou que não há relação direta entre grandes quantias de dinheiro repassadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) - atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) - aos municípios e a excelência no ensino. O valor do Fundef era calculado segundo o número de alunos matriculados na rede.
"Se você tem muita corrupção e o dinheiro é mal gasto, isso explica, em parte, porque gastar muito não está associado com a melhora do desempenho em provas internacionais",diz Cláudio Ferraz, professor assistente do Departamento de Economia da PUC-Rio e um dos autores do estudo, citando a classificação dos alunos brasileiros no Pisa, um exame internacional. Em 2006, o Brasil ficou em 54º lugar entre os 57 países avaliados em matemática e em 49º entre 56 países na avaliação sobre capacidade de leitura. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Estamos chegando a 1.000 visitas
"O que caracteriza o blog como uma ferramenta de caráter coletivo é a possibilidade que os leitores de um blog têm de inserir comentários, e consequentemente links, nestes espaços. Além disso, os blogueiros linkam em seus blogs, os blogs de outros indivíduos, bem como diversos sites, o que forma uma espécie de comunidade entre os blogueiros e uma modificação na rede hipertextual como um todo, através da linkagem de outras páginas (é o usuário comum interferindo na morfologia da Rede). Assim, ainda que o leitor não se torne um co-autor efetivo, já que não interfere no post, ele pode se tornar um colaborador do dono do blog, já que pode fazer sugestões, críticas, e comentários, através de textos e links.."
Este blog tem como objetivo interagir com os educadores sendo mais um espaço de formação, discussão e reflexão sobre a educação.
A utilização de outras ferramentas de comunicação como o "blog" por exemplo, coloca o educador na contemporaneidade, através da democratização das informações e discussões.
Por isso, queridos leitores, participem, opinem, considerem-se agentes construtores destas páginas.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Fique por dentro!
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou ontem um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas públicas. De acordo com a medida, o número máximo de estudantes, para os anos iniciais do ensino fundamental, será de 25 por professor. Para os anos finais, sobe a 35. A proposta segue para o Senado. Atualmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não especifica o número exato de alunos por turma. Cada rede de ensino organiza as salas conforme a demanda.
O projeto estabelece que, nas creches, a proporção seja de cinco crianças de até 1 ano de idade por adulto, 8 crianças de 1 a 2 anos por adulto e até 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto. Na pré-escola vão ser aceitos até 15 alunos de três a quatro anos por professor. Na faixa etária de quatro a cinco anos, o limite será de 25 crianças. Após a aprovação da lei, as escolas terão prazo de três anos para se adaptar às novas medidas. As informações são da Agência Brasil.