sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Criatividade na ação docente

No evento BIT Day 2009 promovido pela Fundação Bradesco, Paula de Wall, da Universitá Degli Studi di Padova, na Itália, apresentou o tema "Criatividade na Ação Docente: talento ou competência" na qual levantou alguns pontos importantes.
Segundo ela, a criatividade tem duas perspectivas:
Comunicativa - que pode envolver o uso de softwares e mídias para explicar melhor alguma coisa a alguém
Científica - criatividade aplicada no âmbito científico - geração de saberes e conceitos.

Cada uma delas é composta por algumas etapas que foram definidas por ela:

Perspectiva Comunicativa:

  • Ideação: técnica que identifica um objeto para a composição de um texto (que pode ser teatro, filme, música, etc.)
  • Composição: para comunicar o texto é preciso conhecer a sua linguagem e seus recursos e estruturas linguísticas de acordo com o tipo de texto
  • Fruição: é preciso pensar no destinatário e na adequação do texto para o público
  • Interobservação: analisar e trabalhar com o produto dos outros, observando o que o oturo fez para aprender o que é bom e poder incorporar ao seu trabalho.

Perspectiva Científica

  • Hipótese: definição do problema com criatividade (eu acho...)
  • Verificação: verificar se a hipótese definida é verdadeira
  • Difusão: se der certo, difundir para outras pessoas, não só como uma troca de experiências; é preciso documentar dados que provem o sucesso do trabalho - tem que haver evidências e não apenas opiniões.
  • Revisão

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