sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Curso: Aprendizagem baseada em projetos

INTEL BRASIL E INSTITUTO CRESCER PREPARAM PROFESSORES PARA TRABALHAR COM PROJETOS EM SALA DE AULA

Além de oferecer cursos, iniciativa lança blog com espaço para relato de experiências e conversa com especialistas


São Paulo, outubro de 2010Com o objetivo de comemorar o Mês dos Professores, celebrado em outubro, a Intel Brasil e o Instituto Crescer acabam de lançar projeto para auxiliar os docentes a aplicarem projetos em sala de aula. Um dos destaques desta iniciativa é o lançamento do blog “Aprender com Projetos”. No endereço virtual http://aprendercomprojetos.wordpress.com, é possível encontrar um ambiente colaborativo, além de conteúdos que estimulam a utilização de ferramentas inovadoras em sala de aula.

O “Aprender com Projetos” traz relatos de experiências, conversas com especialistas em projetos educacionais, informações sobre bibliotecas e cursos, entrevistas com pesquisadores e técnicos e também enquetes.

Além do lançamento do blog, o projeto conta com a realização do curso “Aprendizagem baseada em projetos”, que pretende dar dicas e tirar possíveis dúvidas dos participantes. De curta duração, as aulas são compostas por duas fases: teóricas e práticas, com a elaboração efetiva de um projeto e emissão de certificado de 32 horas.

Outra ferramenta do projeto criado pela Intel Brasil e pelo Instituto Crescer é o Fórum de Discussão, que está interligado ao Portal do Professor do Ministério da Educação e proporciona a realização de debates, trocas de experiências gerais e também análise de projetos já criados e implementados por professores ou até mesmo em andamento.  

“No Mês do Professor, resolvemos presentear este importante profissional da Educação brasileira com ferramentas inovadoras para aprimorar os seus conhecimentos e habilidades práticas. O blog, por exemplo, pretende inovar  a relação professor-aluno, ampliando a qualidade do ensino em nosso País. Estamos muito contentes com o formato da iniciativa e esperamos ótimos resultados”, assinala Luciana Maria Allan, diretora-técnica do Instituto Crescer, que completa dez anos de existência e de muitos projetos realizados.

“A tecnologia é uma ferramenta essencial no desenvolvimento das habilidades do século XXI, tais como a análise crítica, criatividade e inovação, além de comunicação e resolução de problemas”, explica Nuno Simões, diretor de Relações Corporativas da Intel na América Latina. “A educação é um ingrediente essencial para o desenvolvimento do país e para melhorar a sua competitividade na nova economia e sociedade do conhecimento” completa Nuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário