sexta-feira, 25 de abril de 2014

Curso: Gestão para a Aprendizagem

Veja o edital para o curso Gestão para a Aprendizagem:


Curso da Fundação Lemann oferecido pela Elos Educacional para formar gestores escolares capazes de liderar processos com foco e com impacto positivo no aprendizado está com inscrições abertas.
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O objetivo do curso Gestão para a Aprendizagem é promover uma gestão escolar eficiente e fortalecer uma cultura de altas expectativas de aprendizagem para todos os alunos.
Uma equipe gestora (diretor e coordenador pedagógico) comprometida e qualificada é componente fundamental para garantir o aprendizado dos alunos nas escolas. Para formar gestores para que tenham como centro da sua gestão o trabalho pedagógico da escola, com foco no aprendizado dos alunos oferecemos os seguintes temas para estudo:

     Gestão Estratégica
     Gestão Pedagógica e Formação de Professores
     Gestão Pedagógica e Planejamento
     Gestão de Resultados
     Gestão de Pessoas e Liderança
     Gestão de Pessoas e Clima Escolar

Com esse curso, esperamos formar gestores que sejam líderes transformadores da escola e queiram fazer a diferença no aprendizado dos seus alunos, garantindo excelência e equidade em suas salas de aula.

1. Sobre o curso

1.1. Carga horária e modalidade

O curso prevê um encontro presencial com carga horária de 12 horas, a ser realizado na grande São Paulo nos dias 03, 04 e 05 de agosto de 2014.  A chegada está prevista para dia 03/08 à tarde e a saída para o dia 05/08 após o meio-dia.
Após o encontro presencial inicial, a continuação do curso será realizada à distância, com carga horária de 90 horas compostas de leituras conceituais, participação em fóruns de discussões e atividades práticas que deverão ser realizadas na própria escola, além de reunião com os formadores via skype. Essas atividades deverão ser realizadas entre agosto e novembro de 2014.
Acompanhamento pós-curso: com duração de um semestre, realizado pelo formador diretamente com os gestores, para a implementação do plano de ação realizado ao final do módulo, caso ele atenda aos critérios estabelecidos ao longo do curso.

1.2. Conteúdo e formato

No encontro presencial, serão abordados os temas de liderança e gestão estratégica, com apresentação de experiências exitosas e oficinas práticas. Não haverão horários livres durante os dias do encontro para a realização de atividades extras.
Depois deste encontro, o curso é composto de dois módulos temáticos de 45 horas cada e de uma etapa de acompanhamento que será oferecida a quem tiver concluído  todas as atividades do curso e elaborado um plano de ação
O primeiro módulo é comum a todos os cursistas, e irá abordar o tema Gestão Estratégica.
 Ao final do primeiro módulo, o cursista poderá optar entre os seguintes temas: Gestão Pedagógica e Formação de Professores, Gestão Pedagógica e Planejamento, Gestão de Resultados, Gestão de Pessoas e Liderança ou Gestão de Pessoas e Clima Escolar.
Ao final do curso, a equipe gestora terá desenvolvido um plano de ação que terá um acompanhamento personalizado de um formador, que fará orientações e dará feedbacks em reuniões via Skype, durante o 1º semestre de 2015. Este acompanhamento terá a duração total de 45 horas, distribuídas ao longo de todo o semestre.
O curso tem como princípio uma gestão democrática e voltada para a aprendizagem dos alunos. Para isso, as atividades práticas que serão propostas em cada módulo (como, por exemplo, o diagnóstico da escola, a avaliação estratégica, a observação de aula, a elaboração do plano de ação, entre outras) deverão ser realizadas juntamente à equipe da escola, incluindo representantes de pais, professores e funcionários.

Além disso, estas atividades deverão ser postadas na plataforma do curso e todas as reuniões à distância serão realizadas via Skype, o que exige do cursista um conhecimento básico do uso da tecnologia.

1.3. Modalidade

O curso tem apenas um encontro presencial, sendo realizado majoritariamente à distância. As equipes gestoras realizarão atividades na plataforma do curso e na escola em que trabalham, e receberão acompanhamento dos formadores via Moodle e Skype.


2. Elegibilidade e condições de participação

Buscamos gestores que queiram implementar ações de impacto em suas escolas para melhorar o aprendizado de seus alunos.
A dupla gestora deverá estar presente em todo o encontro presencial em São Paulo nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2014 e se comprometer  a ficar na escola por pelo menos um ano e meio solicitando esta garantia com a Secretaria de Educação a qual pertence. Casos específicos de força maior deverão ser justificados e o gestor deverá colaborar no processo de transição para os próximos gestores da escola.

2.1. Perfil das equipes gestoras

As inscrições serão feitas por equipes gestoras das escolas, compostas do(a) diretor(a) da escola e do(a) coordenador(a) pedagógico(a) (ou outro cargo similar que cuide da área pedagógica da escola). Não serão aceitas inscrições de gestores individualmente e cada escola deverá inscrever uma equipe composta de diretor (a) e coordenador pedagógico (ou cargo similar).

2.2. Perfil das escolas

Só serão elegíveis equipes gestoras de escolas públicas com Ensino Fundamental. As escolas de todo Brasil podem se inscrever, desde que atendam ao disposto no item 2.1.
Não serão aceitas inscrições de escolas que atendam unicamente a modalidade de educação infantil, ensino médio ou educação de jovens e adultos.

2.3. Critérios

As equipes gestoras serão selecionadas com base no seu potencial para serem líderes transformadores, a ser avaliado a partir das respostas dadas no formulário de inscrição e de uma carta de um professor da escola sobre um aspecto positivo do trabalho da equipe gestora.
Haverá ainda a necessidade de comprovação da função, a ser enviada juntamente com a inscrição no formulário. A documentação comprobatória poderá ser holerite, declaração da Secretaria de Educação, portaria ou outros.
Daremos prioridade aos inscritos que apresentarem carta de apoio da Secretaria de Educação que afirme intenção de manter a equipe gestora na escola nos próximos 18 meses. Ver modelo no Anexo I.
O IDEB não será utilizado como critério de seleção.
3. Inscrição

A equipe gestora que deseja se candidatar para participar do curso Gestão para a Aprendizagem deverá obrigatoriamente preencher, a partir do dia 22 de abril de 2014, o formulário eletrônico do link http://www.surveygizmo.com/s3/1625621/2014-2-Gest-o-para-a-Aprendizagem para a primeira fase de seleção. As inscrições serão fechadas no dia 12 de maio de 2014.

4. Seleção
Serão selecionadas 80 equipes gestoras de escolas de todo o Brasil.

Os selecionados receberão uma mensagem até o dia 20 de maio confirmando sua convocação, e precisarão confirmar sua participação até o dia 30 de maio.

Cada equipe deverá informar o número de um cartão de crédito que servirá como garantia de participação no encontro presencial. Não será debitada nenhuma despesa no cartão se o gestor comparecer ao evento ou informar uma justificativa do não comparecimento por motivos de força maior.

5. Custos

Os cursistas receberão bolsa integral para a realização do curso, e portanto, não precisarão pagar por este.
Para os cursistas que residem fora do Estado de São Paulo ou há mais de 500km da capital, a Fundação Lemann arcará com os custos de passagem aérea da capital do Estado do cursista até aeroporto próximo ao local do encontro, e com os custos de hospedagem durante o encontro presencial. Custos de alimentação e outros traslados não estão inclusos. 
Para os cursistas do Estado de São Paulo que residem a até 500km da capital, a Fundação Lemann arcará com os custos de hospedagem em local próximo do encontro presencial, mas não arcará com quaisquer custos de traslado ou alimentação.
6. Garantia de participação
Os selecionados deverão enviar os dados do seu cartão de crédito para confirmar sua inscrição. O uso do cartão de crédito do cursista será apenas uma garantia para o pagamento da reserva realizada.
Caso o cursista não compareça ao encontro presencial, o valor será debitado do seu cartão. No caso de sua plena participação, a Fundação Lemann arcará com as despesas da hospedagem.
Caso você por algum motivo não possa oferecer um número de cartão de crédito, não deixe de fazer sua inscrição. Preencha o formulário normalmente e informe seu problema pelo e-mail inscricao@eloseducacional.com.
Vale lembrar que o objetivo dessa hospedagem é a participação no curso, deste modo, não haverá horários livres para outras atividades nos dias do encontro. 

7. Condições e contrapartidas

Os cursistas deverão ter acesso à internet que o permitam participar das partes do curso à distância. Cada cursista deverá instalar por sua conta o programa Skype (gratuito) em computador de acesso contínuo fácil, para se comunicar com seu formador.
Os cursistas deverão arcar com as despesas de transporte e alimentação em São Paulo nos três dias do encontro presencial.
A participação no encontro presencial é obrigatória para os dois cursistas da escola.  Caso alguém da dupla gestora não participe integralmente do encontro presencial, a escola perderá a vaga no curso e deverá reembolsar a Fundação Lemann. O cursista selecionado que não participar integralmente do encontro presencial perderá sua vaga no curso.
A equipe gestora deve ter horário de trabalho conjunto (entre os próprios cursistas) na escola, para que possa realizar as atividades práticas e participar das reuniões via Skype com os formadores.

8. Certificação

A Fundação Lemann irá emitir certificado para cursistas que tiverem no mínimo 75% de participação, a ser contabilizada pela presença no encontro presencial, pelo percurso na plataforma, pelas atividades entregues para o formador via plataforma e pela participação nas reuniões por Skype.


9. Termo de compromisso

O cursista selecionado se compromete a participar do curso até a conclusão de sua primeira etapa (30 de novembro de 2014). No dia do encontro presencial, cada cursista assinará um termo de compromisso que o obriga, em caso de desistência do curso sem justificativa plausível, a ressarcir a Fundação Lemann em R$ 450,00 por cursista pela vaga inutilizada, referente a gastos com hospedagem e bolsa do curso.

ANEXO 1

(Cidade), xx de xxxxx de 2014.


A Secretaria de Educação de xxxxxxxxxxxxx, na pessoa de xxxx (nome do secretário de educação ou diretor do departamento de educação), vem por meio desta, manifestar nosso compromisso em manter os gestores xxxxxx (nome do diretor) e xxxx (nome do coordenador) na escola xxxxx, onde trabalham atualmente, até o final de 2015, a fim de que possam realizar o curso Gestão para a Aprendizagem e implementar o plano de ação que será realizado ao longo do curso.


Atenciosamente

(assinatura)
____________________________
(Nome)
 (cargo)





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