quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Semana da Educação 2009

A Fundação Victor Civita iniciou hoje a Semana da Educação 2009 que contou com a participação de professores e gestores de 21 estados brasileiros.
Pela manhã tivemos:
APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS: “PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR” E “PRÁTICAS COMUNS À GESTÃO ESCOLAR EFICAZ”.
José Francisco Soares
Ph.D em Estatística. Professortitular do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game), da UFMG.

Fernando Abrúcio

Doutor em Ciência Política pela USP. Professor e Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV-SP.


Pela tarde foi apresentada outra pesquisa por um representante do BID:
"MELHORES PRÁTICAS EM ESCOLAS EDICAZES DE ENSINO MÉDIO EM 4 ESTADOS BRASILEIROS" realizada pelo Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) em parceria com o MEC.

Carlos Alberto Herrán

Economista Sênior da Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Especialista em temas de capital humano, educação, pobreza e desigualdade. Trabalhou no Banco Mundial e no Ministério da Educação na Colômbia. Economista da Universidade de Los Andes, na Colômbia, e Mestre em Economia pela Universidade de Yale. Autor de varias publicações sobre educação, pobreza e desigualdade na América Latina, entre as quais destacam-se: “Educação Secundária no Brasil: Chegou a Hora” (BID - Banco Mundial, 2000) e “Reduzindo a Pobreza e Desigualdade no Brasil” (BID-IPEA, 2005).

Houve diversos debates sobre o tema e, na edição de outubro da revista de Gestão Escolar poderemos encontrar a pesquisa apresentada pela manhã, solicitada ao IBOPE pela Fundação Victor Civita. A outra, ainda está sendo concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário