sábado, 11 de setembro de 2010

Semana de Educação Victor Civita

Estão abertas as inscrições para a Semana de Educação Victor Civita que acontecerá de 19 a 21 de outubro no SESC Vila Mariana.

Veja a programação completa abaixo e inscreva-se acessando http://revistaescola.abril.com.br/semanadaeducacao/inscricoes.shtml

Programação

19 de Outubro
Das 14h às 17h30
PESQUISA O PERFIL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Resultados da pesquisa sobre o perfil do coordenador pedagógico de escolas públicas brasileiras. Foram ouvidos coordenadores de 13 capitais do país sobre formação profissional, grau de satisfação em relação à carreira e sua prática na escola.
Jose Francisco SoaresVera Placco
Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

20 de Outubro
Das 9h às 12h30
ENSINAR A LER: ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Análise crítica de materiais didáticos destinados à alfabetização inicial. A pesquisadora fará uma reflexão sobre os saberes científicos em que eles se baseiam e até que ponto se constituem em uma ferramenta eficaz para o trabalho em sala de aula.
Guy BrousseauAnne-Marie Chartier
Pesquisadora do Serviço de História da Educação do Institut National de Recherche Pédagogique, em Paris.
Das 14h às 17h30
NARRAR POR ESCRITO DO PONTO DE VISTA DE UM PERSONAGEM
Análise de uma sequência didática de produção de texto. A pesquisadora discutirá as condições de ensino da leitura e da escrita para que os alunos enfrentem os desafios de escrever do ponto de vista de diferentes personagens de uma mesma história. 
Bárbara BrizuelaAni Siro
Mestre em Ciências com Especialização em Investigação Educativa pelo Instituto Politécnico Nacional do México.

21 de Outubro
Das 9h às 12h30
REFLEXÕES PARA MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
Estudos sobre o ensino da Matemática para alunos considerados “fracos”. A pesquisadora analisará as principais dificuldades que se manifestam na passagem do 5º para o 6º ano, por meio de exemplos da geometria e dos números naturais.
Celia Díaz ArgüeroMarie-Jeanne Perrin-Glorian
Professora emérita da Université d’Artois, na França.
Das 14h às 17h30
NÚMEROS RACIONAIS: ERROS DOS ALUNOS E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES
Análise da origem de alguns equívocos que diferentes estudantes cometem ao resolver situações que envolvem as frações e os decimais. A maior compreensão sobre a regularidade dessas dificuldades aponta caminhos para sua superação em sala de aula. 
Guy BrousseauHorácio Itzcovich
Coordenador da equipe de Matemática da Direção de Currículo do Governo da Cidade de Buenos Aires.
 Fonte: www.ne.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário