sábado, 4 de setembro de 2010

Seminário: A Sociedade em Rede e a Educação

2o SEMINÁRIO A SOCIEDADE EM REDE E A EDUCAÇÃO
14 setembro 2010 às 9:00 a 16 setembro 2010 às 18:00 – Teatro Vivo


Nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2010 vai acontecer em São Paulo e em várias cidades, o Segundo Seminário A SOCIEDADE EM REDE E A EDUCAÇÃO. Haverá no dia 15 - dentro do seminário - um Festival de Idéias Inovadoras em Educação.


Será uma ótima oportunidade para um novo encontro presencial nosso. Na verdade, uma oportunidade para a gente continuar conversando sobre redes sociais e educação.

A PROGRAMAÇÃO ESTÁ FANTÁSTICA

14/09 Programação Hub Vivo
09h - Abertura com Roberto Lima (Presidente da Vivo)
09h15 - Apresentação dos objetivos do 2º Seminário com Augusto de Franco
09h30 - Conectivismo: uma nova teoria de aprendizagem em rede
O conectivismo é uma teoria da aprendizagem mais adequada à sociedade em rede? Por que? O que diferencia o conectivismo das demais teorias da aprendizagem que têm servido de base para experiências educativas? Qual o “estado da arte” do desenvolvimento da teoria conectivista da aprendizagem?
George Siemens, Stephen Downes, Carolina Rossini (videoconferência) e Diego Leal
10h30 – Café
11h - Conversa com o público sobre Conectivismo
12h30 - Almoço
 14/09 Programação Hub Vivo 2 (Área de Conversações)
14h30 - Open Spaces: Abertura e explicação sobre o formato e funcionamento (Luiz Algarra)
Conversação livre para a construção de Idéias Inovadoras em Educação para uma Sociedade em Rede
18h - Encerramento

15/09 Programação Hub Vivo
09h - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade Desescolarizada 40 anos depois)
Se Illich estivesse vivo hoje o que ele manteria ou acrescentaria e o que retiraria do que escreveu em 1970? Existem exemplos de aplicação de suas idéias? Como essas idéias poderiam ser reapresentadas ou reelaboradas em 2010?
Gil Giardelli, Rafael Reinehr e Edilberto Sastre.
10h30 – Café
11h - Conversa com o público sobre Illich e a desescolarização da sociedade
12h30 – Almoço
14h30 - FESTIVAL DE IDÉIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO
Início das apresentações das Idéias Inovadoras
18h - Encerramento

16/09 Programação Hub Vivo
09h - Experiências globais de aprendizagem em rede
A sociedade em rede permite que conexões paritárias sejam melhor desenvolvidas, abrindo novos fluxos de evolução. Uma outra novidade nesse mundo é o papel do Hemisfério Sul no redesenho do novo contexto global. Como devemos gerar essa conexão com a África do Sul e Índia para trocarmos experiências concretas? Como essa conexão pode nos trazer outras possibilidades expansivas? O que devemos compartilhar? O que devemos desaprender? O que devemos re-aprender? Qual o nosso papel no processo
de aprendizagem do mundo? Como o telefone celular tem ajudado o processo de aprendizagem?
Sanghamitra Iyengar (Samraksha – Índia), Wiseman Jack (CIDA – África do Sul) e Reinaldo Pamponet (Eletrocooperativa)
10h30 – Café
11h - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling)
Educação comunitária é aprendizagem comunitária ou ensino comunitário? O que são comunidades de aprendizagem hoje? Quais os exemplos que podem ser evocados? Communityschooling é unschooling? Qual o futuro do communityschooling?
Jay Cross e Paul Pangaro
12h30 – Almoço
14h30 – Como as pessoas aprendem em casa (Homeschooling).
Homeschooling é ensino em casa ou aprendizagem em casa? É uma forma de autodidatismo ou de comum-didatismo (na linha do unschooling) ou continua sendo uma forma de heterodidatismo? Os pais fazem as vezes do professores? O que muda então em relação ao ensino (escolar)? Quais exemplos de homeschooling podem ser evocados. Qual o futuro do homeschooling no Brasil (onde não é permitido) e no mundo?
Cleber Nunes e Samantha Hoffmann Shiraishi (Blog A Vida Como a Vida Quer Ser)
16h – Café
16h30 - Mega-Aquário em Plenário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede
Augusto de Franco, Nilton Lessa, Luiz de Campos Jr., Luiz Algarra e Luis Fernando Guggenberger
18h - Encerramento

Inscrições pelo site: http://vivoeduca.ning.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário