Para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita, pensar sobre o que a escrita representa e como ela representa graficamente a linguagem.
Algumas situações didáticas favorecem especialmente a análise e a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a correspondência fonográfica. São atividades que exigem uma atenção à análise – tanto quantitativa como qualitativa – da correspondência entre segmentos falados e escritos. São situações privilegiadas de atividade epilingüística, em que, como o exemplo que está abaixo, o aluno precisa ler, embora ainda não saiba ler, ou seja, fazer uso de suas estratégias pessoais de leitura.
O objetivo de atividades como essa é favorecer a reflexão dos alunos sobre o sistema alfabético de escrita por meio da leitura de textos (a respeito dos quais já dispõem de algumas informações, tornando possível o uso de estratégias antecipatórias).
É importante que o professor circule pela sala observando quais procedimentos os alunos utilizam para realizar a atividade, e que coloque questões problematizadoras, a partir das informações que possui sobre o que eles sabem. Isso significa fazer perguntas que ajudem a pensar, problematizar as respostas dadas por eles, oferecer informações que possam fazê-los refletir.
Nesta atividade, como em todas as outras de reflexão do sistema de escrita, é preciso que o professor fique atento para:
• Ajustar o nível de desafio às possibilidades cognitivas dos alunos, para que realmente tenham bons problemas a resolver;
• Organizar agrupamentos produtivos, em função do conhecimento sobre o que os alunos sabem e do conteúdo da tarefa que devem realizar;
• Garantir a máxima circulação de informação, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos utilizados pelos grupos.(1)
Para alunos alfabéticos a leitura deverá ser feita com autonomia. Para os não alfabéticos o professor poderá ler com eles e, em duplas, deverão localizar as respostas das adivinhas.
CIRCULE A RESPOSTA CORRETA:
1. RESPONDA DEPRESSA, NÃO SEJA BOBÓ, TEM NO POMAR E NO PALETÓ.
MALA MANGA MELÃO
2. SOU AMARELA E ARREDONDADA, E DO MEU FRUTO FAZEM SUCO. NASCI DA FLOR DA LARANJEIRA.
LARANJA LIMÃO PITANGA
3. SOU GRANDE E PESADA, VERMELHA POR DENTRO E VERDE POR FORA. SÓ ME CORTAM DE FATIA E MINHA CASCA É RAJADA.
AMBULÂNCIA MARACUJÁ MELANCIA
4. VERMELHA OU VERDE, DEPENDE DA PREFERENCIA. NASCI DA MACIEIRA.
BANANA MAÇÃ MORANGO
(1) Fonte: Módulo 1 do PROFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário