segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Semana da Educação 2009

Como todo ano, junto às festividades do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 acontece a Semana de Educação, na qual vários autores e pesquisadores apresentam diversos temas.
As inscrições começam dia 1º e vão até 30 de setembro.
Resultados de pesquisas didáticas nas áreas de Matemática, Alfabetização, Pontuação, Leitura e Escrita e reflexões sobre a Gestão Escolar. Esses são alguns dos temas da Semana de Educação deste ano que acontecerá de 14 a 16 de outubro, em São Paulo.
Realizado pela Fundação Victor Civita o evento permitirá a troca de experiências e o debate sobre os principais desafios da educação. Os participantes poderão assim aprimorar seus conhecimentos e melhorar a qualidade da prática em sala de aula.
Data: de 14 a 16 de outubro de 2009
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso
Teatro do SESI Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César, São Paulo, SP
Dia 14: entrada gratuita
Dias 15 e 16: R$ 110, por dia
Número de vagas: 456 lugares
Informações: mailto:semanadaeducacao@isirin.com.br

Veja a programação deste ano:
14 de Outubro
Das 9h às 12h30
APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS: “PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR” E “PRÁTICAS COMUNS À GESTÃO ESCOLAR EFICAZ”.
José Francisco Soares
Ph.D em Estatística. Professortitular do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game), da UFMG.
Fernando Abrúcio
Doutor em Ciência Política pela USP. Professor e Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV-SP.
Das 14h às 17h30
O DESAFIO DA GESTÃO PARA RESULTADOS NO ENSINO MÉDIO.
Wanda Engel
Superintendente Executiva do Instituto Unibanco. Doutora em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Carlos Artexes Simões
Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Vanessa Guimarães
Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais. Professora Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

15 de Outubro
Das 9h às 12h30
A ESCOLA E AS PESQUISAS EM DIDÁTICA DAS MATEMÁTICAS.
Guy Brousseau
Professor Emérito do Instituto Universitário de§Formação de Professores (IUFM) d’Aquitaine. Doutor Catedrático em Matemática e Didática das Matemáticas (Dr. Pr. Malgrange), da Universidade de Bordeaux. Doutor Honoris Causa das universidades de Montreal, Canadá, de Genebra, Suíça, de Córdoba, Argentina, de Chipre e de Palermo, Itália. Presidente Honorário da Associação de Pesquisa Didática das Matemáticas da Universidade de Bordeaux, França.
Das 14h às 17h30
AS NOTAÇÕES NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS.
Bárbara Brizuela
Professora do Departamento de Educação da Tufts University, nos EUA. Supervisiona o trabalho de estudantes de mestrado e doutorado na área da Matemática Educativa. Realizou sua graduação em Buenos Aires e o doutorado na Harvard University, nos EUA. Suas investigações estão centradas na aprendizagem e na apropriação de sistemas de representação convencionais por parte das crianças.

16 de Outubro
Das 9h às 12h30
A ORGANIZAÇÃO GRÁFICA E SINTÁTICA DE TEXTOS NO INÍCIO DA ALFABETIZAÇÃO.
Celia Díaz Argüero
Doutora em Ciências com Especialidade em Investigações Educativas e integrante do Departamento de Investigações Educativas (DIE) do Centro de Investigações e Estudos Avançados (Cinvestav). Atualmente, é Investigadora Titular do Instituto de Investigações Filológicas da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). É ainda Diretora Associada da Lectura y Vida, revista latino-americana de leitura da IRA (International Reading Association).
Das 14h às 17h30
A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA.
Sofia Vernon
Membro do Sistema Nacional de Investigações (México), Doutora em Ciências em Investigações Educativas pelo Departamento de Investigações Educativas, do Centro de Investigação e Estudos Avançados, IPN, e Professora Integral da Faculdade de Psicologia, Universidade Autônoma de Querétaro (mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagens Escolares, doutorado em Linguística e licenciatura em Psicologia).


Fonte: www.ne.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário