domingo, 16 de agosto de 2009

Sugestão de projeto didático

"Um projeto é uma macro-situação de ensino no decorrer do qual o docente organiza e propõe as situações de aula que permitirão às crianças uma aproximação a um tipo de texto para se apropriarem de suas características constitutivas. Essa apropriação compreende sempre o 'saber dizer' a respeito do texto como o 'saber fazer' este tipo de texto, nesse caso caso, saber escrevê-lo.[...] Trata-se de uma série de situações unificadas por uma finalidade conhecida e compartilhada por todo o grupo. "
Miirta Castedo

Esta é uma sugestão de projeto para trabalhar com alunos que estão se alfabetizando. Como todo projeto, ele precisa ser ajustado à sua realidade, com a faixa etária dos alunos, com seu nível de aprendizagem, etc. Só assim ele cumprirá o seu papel como uma estratégia metodológica de organização do tempo didático, e favorecerá o avanço dos alunos.
Para saber mais, leia na coletânea de textos 3, disponibilizadas neste blog, a ficha M3U2T5 - O que qualifica um bom projeto.







PROJETO HISTÓRIA EM QUADRINHOS




Duração: 3 meses

Faixa etária: 7 anos

Justificativa:

As aulas de informática são momentos importantes no desenvolvimento dos alunos pois a maioria deles demonstra bastante interesse e consegue se concentrar para realizar as atividades propostas. Por isso, trabalhar com um projeto neste espaço será muito produtivo.
As histórias em quadrinhos são textos interessantes para escrita de quem está se alfabetizando pois são curtos e tem o apoio das imagens, favorecendo também o entendimento e a compreensão.
Sendo assim, propor um projeto com histórias em quadrinhos poderá ser uma estratégia importante neste processo de alfabetização.

Objetivos:

> Conhecer os personagens da Turma da Mônica
> Conhecer as características das histórias em quadrinhos – balões, onomatopéias, expressão dos personagens, etc.
> Criar uma história em quadrinhos em duplas

Etapas:

1. Ter contato com os diferentes personagens da Turma da Mônica conhecendo suas características principais.
2. Ler várias histórias percebendo as características dos balões, as onomatopéias, as expressões dos personagens, os cenários, etc.
3. Elaborar quadrinhos fazendo uso dos diferentes recursos observados, no laboratório de informática.

Obs. Cada etapa poderá durar várias aulas de acordo com as atividades que forem propostas. O importante é que, ao final, tenham conhecimentos suficientes para elaborar sua própria história com base nas características deste gênero.

Produto Final:

Montar um almanaque com várias tiras de histórias em quadrinhos criadas pelo grupo.
Os alunos poderão levá-lo para casa a partir de uma escala definida em sala, a fim de que todos possam conhecer o trabalho realizado e eles possam compartilhar o produto com outras pessoas.

Avaliação:

Será feita a partir do resultado das produções dos alunos percebendo o quanto conseguiram aplicar os conhecimentos adquiridos na história produzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário