quarta-feira, 14 de julho de 2010

IDEB

Reportagem publicada no jornal Estado de São Paulo do dia 07/07 revela que o investimento feito pelo MEC nas escolas com pior resultado no IDEB em 2005 não contribuiu de forma significativa para o aumento dos índices nessas escolas, já que pelo menos metade delas não conseguiu sequer alcançar a meta estipulada.
No grande ABC, a maioria conseguiu atingir a meta e esta próximo aos patamares propostos pelo MEC de 6,0. Algumas escolas já até superaram esta meta.
Mas , para que todas cheguem lá, é preciso que haja políticas públicas mais efetivas. Apenas o envio de dinheiro não é suficiente para uma mudança significativa. É preciso que hajam ações como a mudança na formação dos professores, que seja realizada de forma a atender as necessidades pontuais de cada escola e, principalmente, as necessidades dos alunos.
Além disso, é preciso também investir na valorização do professor e no aumento real de salários de modo que este seja um motivador para a busca da profissão, trazendo assim os melhores profissionais para a área.
Pesquisa feita em escola estadual de Ensino Médio de São Paulo no mês passado, revela que, dos 130 alunos que participaram, apenas 24 tem algum interesse nas licenciaturas, sendo que destes, 12 são para Educação Física, ou seja, se não houver uma mudança radical, não haverá interesse das próximas gerações em buscar as carreiras do Magistério.
Este ano, teremos eleições presidenciais e estaduais. Vamos ficara de olho nas propostas dos candidatos para ver que, de fato, está preocupado com isso e tem propostas concretas para reverter este quadro, pois ao contrário, a situação só tende a piorar.

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