quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Brasil em alta - USP está entre as primeiras no ranking mundial

A USP (Universidade de São Paulo) foi classificada como a 38ª melhor melhor universidade do mundo em um ranking elaborado por um órgão de pesquisa do governo espanhol.
O ranking, elaborado duas vezes por ano pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas do Ministério da Educação da Espanha, classifica 6.000 instituições do mundo, dentre 17 mil avaliadas. A base da classificação é a visibilidade e o desempenho global da universidade, o que inclui indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e professores.
A USP foi a única universidade brasileira a figurar entre as cem primeiras da lista e foi a primeira da América Latina. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a segunda brasileira citada, ficou na 115ª posição. Em relação à edição de janeiro, a USP subiu 49 posições. Em relação à edição do ano passado --quando ficou classificada na 113ª posição --a universidade subiu 75 posições.
Na primeira colocação, aparece o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), seguido pela Universidade Harvard e a Universidade Stanford em terceiro. As três são dos Estados Unidos, país que ocupa as 21 primeiras posições da lista. A primeira não norte-americana é a Universidade de Cambridge, da Inglaterra (22ª).
As outras instituições brasileiras citadas entre as 300 primeiras são: Universidade Federal de Santa Catarina (134ª), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (152ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (196ª), Universidade de Brasília (204ª), Universidade Federal de Minas Gerais (241ª) e Universidade Estadual Paulista (269ª).
Um dos principais indicadores avaliados pelo ranking --chamado de "Webometrics Ranking of World Universities" (Ranking Mundial de Universidades na Web, em tradução livre)-- é o número de acessos, via internet, dos artigos produzidos pelas escolas.
"Essa classificação demonstra que a USP consolida seu perfil como universidade de classe mundial, produzindo, cada vez mais, pesquisas na fronteira do conhecimento e de nível internacional", afirmou, em nota, a reitora Suely Vilela.



Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário