segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tábua de Pitágoras - sugestão de atividade


Sala de Aula
Explorando a Tábua de Pitágoras

Objetivos: Explorar regularidades nas multiplica es com fatores ate 10 x 10
Duração aproximada: 4 aulas
Para começar: Distribua a cada aluno uma Tábua de Pitágoras sem preenchimento. Você também deve ter uma cópia que pode ser um cartaz para colocar na lousa, uma cópia em transparência, ou para PowerPoint ou mesmo lousa eletrônica.
Primeira aula: Dê um tempo aos alunos para que observem suas tábuas. Converse com eles sobre o que observam e discuta como preencher a tábua com as multiplicações.
Em duplas os alunos devem preencher a tábua com todas as multiplicações que conhecem até 5x5. Dê um tempo para eles fazerem sozinhos e se precisarem podem consultar outras tábuas de multiplicação que vocês já tenham construído.

Segunda aula:
Leia com eles o pequeno texto abaixo explicando quem foi Pitágoras:

Pitágoras

Pitágoras foi um filósofo e matemático grego que fundou uma sociedade mística secreta, que era chamada Escola Pitagórica.
Os pitagóricos, como eram chamados os membros dessa seita, pensavam que podiam explicar tudo que havia no mundo através dos números.
Eles, os pitagóricos, eram tão fascinados pelos números que chegaram a lhes atribuir qualidades muito curiosas. Para ele, on números pares eram considerados femininos e os ímpares, com exceção do 1, eram masculinos.
O número 1 era gerador de todos os outros. O 5 era símbolo do casamento, pois é a soma do primeiro número feminino, o 2, com o primeiro masculino, o 3.
Pitágoras fez descobertas importantes na área da Geometria e inventou, entre outras coisas, uma tábua de multiplicação que ficou conhecida como "Tábua de Pitágoras".

Peça aos alunos que observem na tábua as colunas do 2 e do 4 e listem todas as semelhanças e diferenças que encontrarem. Se desejar repita para as colunas do 2 e do 3.
Destaque observações tais como:

1. 2x3 = 3x2 (mas não fale em propriedade comutativa). Peça para acharem outros produtos nos quais isso acontece.
2. Na tabuada do 2 e do 4 só tem números pares
3. Na tabuada do 3 um resultado é par e o outro ímpar
4. Na tabuada do 4 os resultados são o dobro da tabuada do 2.

Terceira aula: Peça aos alunos que em duplas descubram observem agora a parte vazia do quadro e vejam quais outros produtos poderiam ser completados a partir da primeira metade já preenchida. Se for preciso volte às observações da aula anterior.

Quarta aula: Se vocês não conseguirem preencher a tábua toda, conte a eles um outro segredo das multiplicações, dando um exemplo:
Peça que somem o produto de 1x3 com o produto de 3x3. Eles devem obter 12. Peça agora que encontrem na tabuada do 3 outra multiplicação com o mesmo produto (4x3) para então concluírem que 4x 3 = 1x3 + 3x3. Peça que escolham outras multiplicações e experimentem essa idéia.
Usem isso para completar na tábua os produtos que faltam.

Para saber mais:
Como acabar com o drama da tabuada
Por Tatiana Achcar

Você pode usar também a tábua de Pitágoras com um programinha no excel. Clique aqui para baixar a tabuada mágica.

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