terça-feira, 15 de setembro de 2009

Leitura para todas as idades

Como escreve Délia Lerner (2000) "Ler é adentrar outros mundos possíveis".
A leitura é ferramenta imprescindível de todo educador. Além disso, ele tem a missão de contagiar os alunos para que eles também se sintam atraídos por esta fascinante aventura.
E este prazer não tem idade. Ler para os adultos, para as crianças e para os bebês é tarefa de todo professor. Desde os pequenos do berçário, a leitura tem um papel na construção da sua oralidade, na capacidade de compreensão e ampliação do vocabulário, etc.
Para isso é importante se atentar para algumas dicas importantes para escolher o livro mais adequado para cada idade.
Veja algumas dicas para o trabalho com os pequenos:
ATÉ 2 ANOS
Aproveite os títulos feitos em diferentes materiais: plástico, figuras em relevo, tecido etc.
Ensine a importância de cuidar bem do material.
Ofereça textos de gêneros variados e histórias apenas com imagens.
Músicas, encenações e teatro de dedos e de sombras são recursos adicionais para atividades de leitura.
Leia e releia cada obra várias vezes.
DE 3 A 6 ANOS
Selecione histórias com enredos e linguagem mais complexos a cada sessão de leitura.
Apresente histórias mais longas, em capítulos.
Amplie as situações de leitura para além do prazer literário, mas também para pesquisar, estudar e se instruir (receitas e manuais).
Promova a leitura em grupo, em voz alta e silenciosa.

E que tal criar um espaço aconchegante de leitura para os bebês? Click no link e veja como criar uma bebeteca.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/bebeteca-lugar-pequenos-leitores-428206.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/fraldas-livros-423723.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário