segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Inclusão de alunos com deficiência auditiva/ fonte em Libras

Receber um novo aluno na sala de aula é sempre uma adaptação. Quando este aluno é surdo ou possui uma perda auditiva severa esta adaptação é ainda maior pois você precisa, em primeiro lugar, criar estratégias para se comunicar com ele e assim poder envolvê-lo nas atividades propostas.

Algumas perdas são leves e com o auxílio de aparelho, é possível que os alunos percebam vários sons do ambiente e até mesmo vozes, o que pode fazer com que ele consiga participar com maior facilidade precisando somente atentar-se para que ele esteja sentado de frente para a professora e que a mesma cuide para não falar de costas para a sala, enquanto escreve na lousa, por exemplo.

Para os casos de perda severa ou profunda, o aparelho funciona mais como uma segurança pois a criança irá ouvir ruídos fortes como buzina de carro, porta batendo, etc. Para estes casos a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) será imprescindível para sua comunicação e inserção na sala de aula e no mundo.

Se você tem algum aluno nesta situação, duas coisas serão muito importantes neste momento: o alfabeto em LIBRAS e a fonte para o seu computador pois com ela você poderá fazer atividades fazendo uso desta letra que poderá ser compreendida por ele inicialmente.

Quer instalá-la em seu computador? Então clique aqui.

Abaixo, o alfabeto para que você possa utilizá-lo em sala.




Nenhum comentário:

Postar um comentário